sábado, 17 de novembro de 2018

A cigarra e a formiga...de hoje. (versão conto)





- Nunca seja amiga de uma cigarra.
- E por que não?

E assim ouvia toda a história que sua mãe havia escutado da sua avó, que havia escutado da sua bisa que havia...

-  Que chata essa nossa vida, mãe!
- Vida chata, mas pelo menos é decente!
- Eu não sei se viver somente para ser decente vale tanto a pena...
- Como assim?
- A gente trabalha todos os dias, mãe! Nem no dia do trabalho a gente deixou de trabalhar! Eu acho a vida das cigarras muito mais divertida do que a nossa.
- É, mas quando chega o inverno...
- Já sei: elas ficam à nossa porta pedindo comida e casaco emprestado.
- A cigarra-mãe até hoje não devolveu as minhas luvas! Como eu vou fazer...
- ... para participar da colheita das folhas de outono!
- Se você sabe de tudo isso, por que fica perguntando as mesmas coisas?
- Porque só assim a gente pode parar um pouco o trabalho e descansar.

Mal terminou de falar e ouviu a voz de sua avó chamando.
- Vamos, meninas! Ao trabalho! Querem dar uma de cigarra e ficar levando a vida só na gaita?

E ninguém entendia o motivo dos seus apelos para trabalhar menos. Não que fosse preguiçosa, mas sempre que observava a família das cigarras, só ouvia risos e quase nenhum trabalho. Aliás, nenhum trabalho. As cigarras só se davam ao trabalho de tocar a gaita e pedir alguma coisa emprestada para as formigas.

- Ei, você sabe tocar gaita?
- Segundo a minha família, isso é coisa do demônio.
- Música? Música é coisa dos céus! Vem que eu te ensino.

E assim fez amizade com uma cigarra. Aprendeu a tocar gaita e começou a participar de algumas festas. Tudo por baixo do pano, ou melhor, da terra...

- Viu, minha filha, como o trabalho também faz a gente feliz?
- É sim, mãe. O trabalho é coisa dos céus!

E assim começou a levar uma vida de formiga durante a semana e de cigarra nos fins de semana.

- E aí, cigarra? Qual é a boa de hoje?
- Não sei, hoje estou um pouco cansada...

A cigarra? E desde quando viver de gaita cansou alguém?
Pois a formiguinha, cansada da vida que levava, resolveu assumir para todos que iria levar uma vida de cigarra: só na gaita. Um escândalo no formigueiro. E quando foi dar a boa notícia para a sua melhor amiga...

- Como assim ela foi para o outro lado?

Pois é, a cigarra, cansada da vida que levava, resolveu assumir para todos que tinha passado em um concurso público e iria levar uma vida de formiga: só trabalhando. Um escândalo no clã das cigarras.


(16/11/18)







(imagem https://goo.gl/images/7YRbLa)

0 comentários:

Postar um comentário