quarta-feira, 14 de abril de 2010

BIG BLOG: um sonho impossível





       Quando decidi fazer um blog, pensei em colocar meus textos para todo mundo ler e acreditei ter um número razoável de seguidores e receber um mínimo de 3 comentário ao dia. Obriguei familiares, amigos e inimigos a receberem posts semanais, divulguei em sites de busca, clipe no youtube, cartões de visitas... Ah!Até paguei um profissional da área para dar uma ajeitada no visual do meu blog para que não ficasse tanto com cara de blog e quem sabe atraísse mais gente (eu achava que nesse ramo a aparência era tão importante quanto o conteúdo), enfim, fiz de tudo (ou quase tudo, pois não vendi a alma nem o meu corpitcho) para "bombar" e nada! Fui bombardeada pelo desprezo e pelo silêncio dos demais que insistem em visitar o blog fazendo a linha "sem comentários".

       As pessoas me visitavam e não deixavam comentários ou apenas abriam a página pra dizer que foram e nunca mais voltavaM. Digno de um filme "A volta dos que nem foram!". Sim, impossível não se sentir um fracasso virtual, ou melhor, "o" fracasso virtual. 

       Então eu via os blogs de sucesso e tentava entender o que eles faziam ou ofereciam para terem sucesso e a resposta foi simples: nada. Eles ofereciam nada demais, simples, sem muitos recursos, sem tanta embalagem e ainda assim um sucesso! O meu blog parecia uma "drag queen" perto de algum deles devido a quantidade de brilho, cores e plumas virtuais.

       Pensei, pensei, conversei com minha guru (também conhecida como "minha mamãe") e ela no auge da sua sapiência falou "Você acha que alguém tem tempo ou paciência para ler textos longos e profundos no mundo em que quanto mais rápido melhor? Você tem essa paciência? Veja o sucesso do twitter!"
Guru mamãe estava certa! Nem eu leio! Às vezes quando termino os meus, tenho preguiça de ler tudo de novo para corrigir, imagina o resto.

       É a era do "fast-food" virtual: curto e grosso. Nada muito pensante, apenas algumas palavras juntas (no máximo 10) que passem alguma informação (no mínimo polêmica) para os seus "fast-leitores", inteligentes, mas sem tempo para pensar mais do que 5 segundos.

       E assim eu resolvi seguir o conselho materno. Claro, que nesse texto eu já devo ter perdido uns 10 leitores no segundo parágrafo,mas eu tinha que desabafar antes de iniciar a minha transformação, antes de cortar todas as calorias e gorduras trans dos meus textos para ficarem super lights e, quem sabe assim, super-lidos.

                   (14/04/10)

0 comentários:

Postar um comentário