quinta-feira, 3 de junho de 2010

Era descartável


estamos na era do descartável,
do "tudo passa", mas tudo passa rápido,
tão rápido que nem dá tempo de ver passando
quando viu, passou!
você já foi, perdeu, está ultrapassado, ficou velho!
nada é feito para durar, tudo tem que passar
um ano no máximo e você já perdeu seu carro, sua tv, sua geladeira...
os relacionamentos então... nem se fala!
estamos sendo recriados para viver no mundo descartável
não presta, joga fora, consertar pra quê?
sai mais barato comprar um novo

ah, o consumismo desenfreado!
ele grita "tudo passa, compre outro, esse já foi!"
resultado: adotamos o seu lema como o nosso e nada escapa ao "tudo passa"
(ou "tudo compra")
será que estou confundindo os termos? consumismo, descartável, efêmero...
(não, esse último eu ainda não usei, mas tá no meio também)
as pessoas não querem ficar velhas e não querem coisas que durem muito
pois dá uma sensação de que passou muito tempo
e muito tempo lembra velhice
também lembra história, memória, origem de tudo que é hoje
orgulho do que se foi um dia, explicação do presente e, quem sabe, uma projeção do futuro?
não há mais espaços para o "durante", apenas o meio e o fim
entre o hoje e o amahã não pode haver mais do que um segundo
afinal, tudo é pra ontem, que já passou, que já comprou, que já trocou
 e vai comprar outro amanhã também
que sopa de palavras essa minha!
mas é como me encontro agora:
dentro de uma batalha entre significantes e significados
tudo, é claro, usado para um único objetivo:
dizer o que penso, o que acho, do que discordo
e discordo do "tudo passa rápido"
até passa, mas que leve o tempo que for necessário
sei que a indústria e o comércio não vão nos deixar em paz
sempre com esse bendito lema , afinal o lucro é a razão de tudo


e nunca mais vamos comprar um eletro, produto ou qualquer outra coisa que dure um tempo suficiente para fazer parte da nossa história de vida
que pena!
(bom pra eles!)
o que faço com toda essa revolta, esse movimento anti-tudopassarápido?
escrevo, pois comigo não passa não
comigo fica e fica registrado
e assim se faz história e bom uso da memória
(a rima ficou legal!)

0 comentários:

Postar um comentário